Estudo semanal para 14 a 18 de setembro de 2020

 IBOV


IBOV pelo gráfico diário à esquerda podemos ver que ainda segue dentro da zona de briga porém levemente inclinado para o lado vendedor pois na sexta-feira era esperado que fechasse com um candle altista, porém deixou um spinning top de baixa, se apoiando também na média móvel de 200 períodos.

Pelo gráfico semanal à direita a leitura fica mais clara, observando-se que o fechamento ocorreu bem em cima de uma zona de suporte na região dos 98.300 pontos.

Pelo fechamento do semanal as coisas ficaram bastante delicadas para os compradores, pois uma vez perdida essa região da mm200, só devemos encontrar algum suporte na região dos 92.800 pontos.


SPX

A situação do SP500 também não está das mais agradáveis para quem opera na ponta compradora, após perder fundo importante na região dos 3400 pontos, possui um pivô de baixa pelo gráfico diário armado, prestes a ser acionado, confirmando então a entrada em tendência de baixa pelo gráfico diário.

Caso perca a região dos 3330 pontos (por enquanto ainda não perdeu, apenas violou o suporte), então teremos um possível alvo na região dos 3120 pontos, ou seja, buscando a região da média móvel de 200 períodos no gráfico diário.

Pelo semanal à nossa direita podemos ver o alvo projetado em 100% do candle da semana retrasada, incluindo as sombras, superiores e inferiores.

O que devemos prestar mais atenção nestes gráficos são os candles com corpos grandes indicando força por parte dos vendedores, o de corpo maior tendo engolfado praticamente 6 dias de alta.


PETR4


PETR4 pelo gráfico diário muito enroscado, as coisas ficam realmente mais claras observando o gráfico semanal à direita, onde notamos um grande candle negro, fechamento praticamente na mínima e perdendo uma LTA. Isso nos sinaliza que existe uma probabilidade maior dos preços virem buscar a região dos 21,25 nos próximos dias, coincidindo com a média móvel de 20 períodos no gráfico semanal.

Até então tudo tranquilo, o perigo maior para quem segue comprado no ativo é caso os 21,25 sejam perdidos, podendo levar os preços a recuarem até a região do próximo suporte na média móvel de 200 períodos no gráfico semanal por volta dos 20,14.


VALE3

VALE3 apesar da alta vista na última sexta-feira, segue dentro de uma lateralização. Só teremos um posicionamento mais claro caso os preços consigam superar a região dos 63,80 ou então, perdido o suporte na região dos 57,70.


GNDI3


GNDI3 olhando primeiro pelo gráfico diário podemos observar que o papel veio de uma grande perna de alta, se movimento em tendência, candles com corpos grandes, fechando na máxima, gaps, ou seja, o candle seguinte praticamente não faz pullback, segue fazendo novas máximas. Porém, a partir do dia 02 de Setembro o papel começou a perder força, fez uma mínima e quando voltou subindo, falhou em fazer o aguardado rompimento da região dos 75,84.

Os 75,84 se voltarmos um pouco no tempo, podemos observar que foi um topo deixado no papel na semana de 20 de Janeiro de 2020, fazendo com que a região se tornasse uma resistência natural para o papel.

Após isso tivemos então 3 candles vendedores, sendo os últimos dois com corpos grandes, indicando força e urgência por parte dos vendedores, inclusive no candle de sexta-feira tendo rompido e fechado bem abaixo do suporte dos 72,00.

Dito tudo isso, acredito que existe uma chance maior de os preços virem buscar a região dos 64,25 como próximo alvo.


PNVL3


PNVL3 vem de uma grande sequência de quedas e o movimento visto nos últimos dias acabou que não passou de um mero respiro para voltar a cair.

Agora com alvo para a região dos 14,40 pelo gráfico semanal

USIM5


USIM5 pelo jeito parece que não querem deixar passar dos 10,72, sendo esta marcada como uma forte resistência para o papel.

Olhando o gráfico diário podemos ver rejeições já por duas vezes, sendo esta última sendo marcada por 2 grandes candles vendedores, o último fechando na mínima do dia, denotando forte presença vendedora no papel, tendo parado em sua LTA. Caso esta venha ser perdida na próxima semana, podemos estar dando início então num movimento de reversão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo mensal para Março de 2020

Estudo semanal para 26 a 30 de Julho de 2021